Contagem celebrou, neste sábado (12/7), um importante avanço na saúde pública com o anúncio de investimentos do governo federal. O comunicado foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante visita ao Centro Materno Infantil (CMI). O recurso inclui o credenciamento do município para a realização de exames e cirurgias de alta complexidade, marcando um novo capítulo no atendimento especializado à população.
Na oportunidade, a prefeita Marília Campos recebeu o ministro, acompanhada pelo vice-prefeito de Contagem, Ricardo Faria, pelo secretário municipal de Saúde, Fabrício Simões, pela direção do Serviço Social Autônomo (SSA), além de deputados e outras autoridades locais.
“Estamos garantindo R$ 24 milhões em parcela única, de liberação imediata, e mais R$ 8 milhões anuais incorporados ao teto financeiro da média e alta complexidade. É investimento direto para ampliar cirurgias, exames e consultas especializadas aqui em Contagem."
Ministro da Saúde, Alexandre Padilha
A prefeita Marília Campos comemorou a conquista.
“Esse é o resultado de um trabalho sério, de uma equipe comprometida com a saúde pública e com o povo de Contagem. É um marco para a saúde e mais uma vitória do SUS e da nossa parceria com o governo federal. Hoje quando chega uma notícia de que tem paciente esperando por vaga por uma questão cardíaca é porque nós não fazemos esse tipo de atendimento. Ficamos na dependência de Belo Horizonte para realizar. Não tem sentido uma cidade com 660 mil habitantes não ter atendimento de alta complexidade."
Prefeita Marília Campos
O investimento faz parte do Programa “Agora tem Especialistas”, voltado para a redução das filas por procedimentos especializados no SUS. O ministro também destacou o compromisso da gestão municipal em transformar os recursos federais em melhorias reais para a população. “Todo investimento que vem para Contagem, durante a gestão da prefeita Marília, é convertido em cuidado com a saúde, atendimento de qualidade e expansão dos serviços. E antes mesmo de eu sair de Contagem, já temos um novo compromisso, vamos focar agora na oncologia, para que o câncer também seja tratado aqui.”
Nova habilitação vai garantir cirurgias de alta complexidade
Com a demanda crescente por procedimentos de alta complexidade, Contagem agora vai ampliar o acesso a cirurgias cardíacas, atualmente realizadas apenas por meio de pactuação de atendimento com Belo Horizonte. A partir de agora, o Hospital Santa Rita receberá a demanda do SUS Contagem. A meta é realizar mais de mil cirurgias cardíacas, 500 cateterismos e mil outros procedimentos no próprio município.
“A documentação já está sendo providenciada para enviarmos ao Estado, visando a liberação da habilitação. Nossa expectativa é iniciar os atendimentos em um prazo de dois meses”, completou Marília.
“O paciente não precisará mais sair de Contagem nem esperar tanto tempo para a realização de exames e cirurgias cardíacas. Estamos avançando por meio de uma parceria com o Hospital Santa Rita, que permitirá a realização dos procedimentos de cardiologia no município. Essa conquista representa um passo histórico para a saúde de Contagem”, ressaltou o secretário de Saúde, Fabrício Simões.
Lauro Pinheiro, superintendente comercial do Hospital Santa Rita, afirmou que o espaço já está à disposição do município. “De imediato, vamos destinar dez leitos de CTI e toda a estrutura de blocos cirúrgicos, enfermarias e tudo o que é necessário para um serviço de alta complexidade, algo que já realizamos com experiência. Nós já temos uma parceria antiga de credenciamento para cirurgias eletivas; agora, vamos intensificar ainda mais o nosso trabalho”, concluiu.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos.